A Biblioteca “Procurador de Justiça Waldyr Silva Guimarães” foi criada, através do ATO PGJ n˚ 525 de 2015, com o objetivo de difundir conhecimentos e facilitar o acesso à informação, bem como subsidiar a demanda de membros, servidores e estagiários na área do conhecimento, para o desenvolvimento das atividades ministeriais. 

O patrono, o Procurador de Justiça Waldyr Silva Guimarães, foi um membro que honrou os quadros da instituição. Natural de Jerumenha, nasceu em 27 de outubro de 1922. Foi nomeado, como Promotor Público da comarca de Guadalupe, em maio de 1951, vindo a falecer em junho de 1995. 

A Biblioteca tem como objetivo difundir conhecimento e facilitar o acesso à informação, bem como subsidiar a demanda de membros, servidores e estagiários na área do conhecimento para desenvolvimento das atividades ministeriais. Atualmente, conta com um acervo composto por obras de referências, periódicos jurídicos, folhetos e livros (em sua maioria de Direito), que contabilizam mais de 1.000 itens disponíveis para empréstimos ou consultas na Biblioteca. 

Os serviços de empréstimo, renovação, devolução e reserva são regidos pelo Ato PGJ nº 661/2017.O cadastro do usuário para empréstimo domiciliar é feito presencialmente na Biblioteca por pessoas com vínculo com a Instituição: membros, servidores, estagiários, funcionários terceirizados, dentro do prazo do vínculo do contrato com o MPPI. Ao público externo é permitido somente estudo e pesquisa no local. 

A Biblioteca oferece um agradável espaço de estudo, com mesas coletivas e individuais, e computadores para pesquisa. Para tirar dúvidas, solicitar pesquisas ou renovação de livro entrar em contato pelo e-mail biblioteca@mppi.mp.br, pelo telefone (86) 3216-4550 ou ramal 8139. 

O espaço está localizado no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) — na Av. Lindolfo Monteiro, 911, Bairro de Fátima, Teresina/PI, CEP 64049-440. O expediente é de segunda a sexta feira, das 8h às 14h.