MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E VOLKSWAGEN DEFINEM RECALL DO FOX.
MJ e Volkswagen definem recall do Fox
15/04/2008 – fonte: Imprensa Procon/MJ
A Volkswagen do Brasil terá 30 dias, prorrogáveis por igual período, para apresentar proposta técnica de segurança do sistema de rebatimento do banco traseiro dos modelos pertencentes à “família” Fox (SpaceFox, CrossFox e Fox) – embora não reconheça a existência de defeito nos veículos. O compromisso foi assumido nesta segunda-feira (14), no Ministério da Justiça, a partir da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), apresentado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC).
Até esta quarta-feira (16) a empresa começa uma campanha na mídia de esclarecimento à população de que em dois meses haverá o recall (instrumento de chamada dos consumidores para prevenção de danos e perigos apresentados por produtos disponibilizados no mercado) para os modelos fabricados a partir de 2003.
Processos administrativos foram abertos pelo DPDC, por órgãos de defesa do consumidor (incluindo Ministérios Públicos) de São Paulo, Santa Catarina e Bahia em face de denúncias de que cidadãos teriam se machucado e até perdido dedos por causa do dispositivo que permite a ampliação do porta-malas do carro Fox. Representantes desses órgãos e da Volkswagem estiveram presentes na reunião que resultou no TAC, incluindo o diretor do DPDC, Carlos Morishita.
A empresa informou que vai cumprir o prazo e que exaustivos exames técnicos já vêm sendo realizados por sua equipe de engenheiros, a fim de encontrar a solução para o problema. Enquanto isso, a Volkswagen também se comprometeu – voluntariamente – em recolher R$ 3 mi ao Fundo Federal de Defesa de Direitos Difusos, da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça. O dinheiro vai para a conservação de prédios históricos e ações de preservação ambiental.