A Ouvidoria e o Procon Itinerante do Ministério Público do Piauí (MPPI) estiveram entre os dias 7 e 11 de abril nos municípios de Morro Cabeça no Tempo, Júlio Borges e Curimatá, no extremo sul do Estado. Durante a ação, foram oferecidas informações à população sobre os direitos e deveres dos consumidores, serviços públicos, registros de denúncias e esclarecimentos sobre o funcionamento do MPPI.
No município de Morro Cabeça no Tempo, o Procon promoveu atendimentos à população e eventos pedagógicos. O primeiro dia, foi destinado aos idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com foco em alertas sobre as fraudes mais comuns aplicadas contra o público da terceira idade, e no segundo dia, no CETI Leda Napoleão, foram veiculadas orientações aos adolescentes sobre a importância da plataforma consumidor.gov.

Em Júlio Borges, foram realizados atendimentos e três eventos de caráter pedagógico, sendo um no CRAS, voltado a idosos, outro na Unidade Escolar Ariadson Batista Ribeiro, com crianças da Educação Básica, abordando os direitos básicos do consumidor, e no CETI Benedito Oliveira, com adolescentes, tratando dos canais de resolução de conflitos.
Já em Curimatá, além do atendimento ao público, foram realizadas duas palestras destinada aos idosos assistidos pelos CRAS da região e às crianças do Complexo Educacional Valdeci Rodrigues. Além disso, o promotor de Justiça, Luciano Lopes Sales e seus assessores conheceram o ônibus e o trabalho desenvolvido pelo Procon Móvel.
Já no âmbito do projeto “Ouvidoria Itinerante”, foram realizados 43 atendimentos que foram protocolados, via sistema da Ouvidoria, sendo 12 no município de Morro Cabeça no Tempo, 15 em Júlio Borges e 16 em Curimatá.


O projeto tem como objetivo expandir o acesso dos cidadãos aos serviços prestados pelo Ministério Público. A Ouvidoria do MPPI é um canal direto de comunicação à disposição da sociedade, que permite o diálogo entre o cidadão, usuário do serviço público e o poder público. A ação possibilita mudanças e melhorias na qualidade dos respectivos serviços públicos e no atendimento às necessidades da sociedade.