A Terra da Opala, como é conhecida a cidade de Pedro II, ganhou, nesta sexta-feira, 19 de abril, uma nova sede para as Promotorias de Justiça da comarca. O edifício do Ministério Público do Piauí (MPPI) fica localizada no Bairro Vila das Flores, na Rua Coronel Cordeiro.

O projeto da nova sede do Núcleo das Promotorias de Justiça foi elaborado pelos arquitetos e engenheiros da Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos do Ministério Público (CPPT/MPPI). O prédio recebeu o nome do tabelião Raimundo Daltro Galvão, mais conhecido como Seu Mundote. O ilustre filho de Pedro II foi vereador, comerciante e garimpeiro, sendo conhecido como Homem das Opalas. Seu Mundote faleceu em outubro de 2021, aos 96 anos de idade.

A sede de Pedro II foi construída num terreno de 729 m². Nela foram instaladas as duas Promotorias de Justiça existentes, e já foi preparado espaço para criação de uma terceira. A sede tem ainda auditório com capacidade de 50 pessoas, recepção, copa, sala para a secretaria unificada e banheiros acessíveis.

A entrega das instalações marca a celebração de uma conquista para a instituição e a comunidade local. Os cidadãos passam a usufruir de um espaço bem aparelhado, moderno, acolhedor e pensado para que os membros e servidores da instituição possam prestar um serviço de excelência à população da comarca.

A solenidade foi prestigiada por mais de cem pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores, advogados, conselheiros tutelares e outras autoridades civis e militares de Pedro II, Milton Brandão, Domingos Mourão e Lagoa de São Francisco.

O procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, durante seu discurso, exaltou a tradição histórica e cultural da comarca de Pedro II. O chefe do MP do Piauí fez um balanço das obras e das inaugurações realizadas. No decorrer de seus mandatos como PGJ, foram mais de 45. “O prédio de Pedro II é um símbolo do nosso compromisso com o futuro. É um espaço onde ideias serão cultivadas, em que a cidadania florescerá e onde novas oportunidades surgirão. Aqui, dezenas de integrantes do Ministério Público e milhares de outras pessoas darão vida às suas aspirações, fazendo a diferença em suas comunidades”, afirmou o PGJ do Piauí.

Entre as autoridades presentes estiveram o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão, os desembargadores Aderson Nogueira, Pedro Macedo, Maria de Fátima, Costa Neto, Dioclécio Sousa, Fernando Lopes e Luiz Gonzaga Brandão, o diretor da sede das Promotorias de Justiça de Pedro II, Avelar Marinho, a prefeita de Pedro II, Elisabete Brandão, o juiz da 1ª Vara da Comarca, Francisco Reis, o corregedor-geral do MPPI, Fernando Ferro, o ouvidor da instituição, Aristides Pinheiro, e o superintendente de governança e gestão da Secretaria de Governo do Estado, Thyago Januário, além de diversos procuradores e promotores de Justiça. Representando a Associação Piauiense do Ministério Público, participaram os promotores de Justiça Jessé Mineiro e Francineide Sousa, diretor de comunicação e segunda secretária da entidade, e a procuradora de Justiça Zélia Saraiva Lima, terceira secretária.

Durante a cerimônia, o advogado Mauro Benício, sobrinho-neto de Seu Mundote, fez uma homenagem ao patrono da sede das Promotorias de Pedro II.

O promotor de Justiça Avelar Marinho, diretora da sede das Promotorias de Justiça de Pedro II
O corregedor-geral do MPPI, Fernando Ferro
A prefeita de Pedro II, Betinha Brandão
O corregedor-geral da Justiça do Piauí, Olímpio Galvão
O procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura

O corregedor-geral da Justiça do Piauí, Olímpio Galvão, agradeceu a homenagem prestada ao seu pai. “Seu Mundote foi uma personalidade bastante conhecida e querida nesta cidade. Agradeço por prestar esse reconhecimento ao meu pai. Hoje, o nome dele fica imortalizado na sede dessa nobre instituição”, asseverou o desembargador.

A atribuição do nome resultou de proposição formulada pela vereadora Esmaela Macedo, de Pedro II, e posterior aprovação pela Comissão de Denominação de Sedes do MPPI.

O diretor da sede de Pedro II, promotor Avelar Marinho, destacou os avanços alcançados. “É, sem dúvida, um momento histórico e muito importante para a nossa instituição hoje. Ter uma sede própria, com essa estrutura, aparato técnico e de servidores, representa o avanço que o Ministério Público tem vivenciado nos últimos anos. Agradeço à administração do MPPI por concretizar esse sonho, esse benefício para a população da comarca de Pedro II”, declarou.

O evento foi finalizado com o descerramento da placa histórica e o desenlace da fita inaugural.