Acontece na manhã de hoje (14/05), na cidade de Piripiri, uma audiência pública para discussão e proposição de encaminhamentos para instalação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros no município. A reunião foi convocada pelos Promotores de Justiça Nivaldo Ribeiro e Sávio Carvalho. Os debates também abrangem a elaboração de estratégias eficazes para o combate preventivo a incêndios e afogamentos. “Nosso objetivo é trabalhar os eixos fiscalização, cooperação e controle”, destaca Nivaldo Ribeiro.

O Ministério Público está preocupado com os eventos festivos que acontecerão durante o ano inteiro, a exemplo do Pirifolia, o carnaval de rua e os tradicionais banhos no Açude Caldeirão, onde pessoas dividem espaço com lanchas e jet-skis. A instituição está tentando coibir práticas nocivas e prevenir possíveis danos à coletividade. Por isso, os Promotores de Justiça abriram procedimento para apurar a possível omissão do Poder Público na instalação da unidade de bombeiros.

“A audiência possibilitará um amplo debate acerca do tema, com a manifestação dos interessados e o esclarecimento da população. Queremos assinar um termo de ajustamento de conduta para a efetiva criação da unidade, de acordo com as normas regulamentares da segurança pública e o compromisso formal dos agentes envolvidos”, explica Sávio Carvalho.

Foram convidados para a reunião o Comandante do Corpo de Bombeiros e o Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí, o Secretário de Governo do Estado, o Secretário de Governo do Município de Piripiri, o Secretário Municipal de Infraestrutura, Obras e Meio-Ambiente, o Secretário de Administração e Planejamento, o presidente da OAB – Seccional de Piripiri, proprietários de casas de show, presidentes de clubes de lazer, entidades de defesa do meio ambiente, associações de bairros e sindicatos, além de toda a sociedade.