A 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, com atribuição para atuar na defesa da saúde pública da capital, realizou nesta terça-feira, 29 de abril, inspeção no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A unidade, localizada na zona sul, é referência em média e alta complexidade na rede de saúde do município.
Inicialmente, o promotor de Justiça Eny Pontes, titular da 29ª PJ, esteve reunido com os diretores geral e clínico do HUT, Aranucha Brito e Rogério Medeiros, respectivamente. O membro do Ministério Público do Piauí (MPPI) visitou a Farmácia e a Central de Material e Esterilização (CME). Na oportunidade, o promotor verificou a situação do estoque de medicação da unidade de saúde. O promotor solicitou, ainda, a lista completa dos remédios. Na Central de Material e Esterilização, a equipe do MPPI conheceu o processo de limpeza e desinfecção de roupas e equipamentos.


A direção do hospital explicou que a situação do fornecimento de medicamentos melhorou significativamente, mas que ainda existem dificuldades, como atrasos por parte de empresas e deficiências no sistema de controle. A equipe do hospital informou que tem repassado à Fundação Municipal de Saúde (FMS) os problemas encontrados e que a pasta tem atuado para evitar o desabastecimento. Os gestores destacaram, também, que estão efetuando mudanças para aprimorar o controle sobre a dispensação de medicamentos, bem como os procedimentos da CME.

Ao final da inspeção, a equipe do HUT informou que será feita uma ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no espaço que hoje abriga a administração do hospital. A área administrativa será realocada no primeiro andar do prédio.