O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) havia instaurado processo administrativo para apurar, em caráter coletivo, a má prestação de serviço de fornecimento de água no Bairro Jacinta Andrade, localizado na capital do Piauí, Teresina. Foi amplamente divulgado pelos meios de comunicação que os serviços prestados pela AGESPISA haviam causado transtornos e prejuízos para os moradores desta localidade.

No decorrer do processo, a AGESPISA reconheceu os problemas no fornecimento de água, tanto que adotou, imediatamente, medidas emergenciais, tais como: correção de vazamentos existentes, conscientização para uso racional da água e rebaixamento de um dos poços para aumento da vazão, dentre outras.

Posteriormente, em audiência ocorrida na sede do PROCON, a concessionária comprometeu-se, e, em seguida, efetivamente instalou um quarto poço tubular, e ainda promoveu melhorias nos três poços já existentes, regularizando o abastecimento de água na comunidade.

Para aprimorar mais ainda o serviço de distribuição de água, a AGESPISA também se comprometeu a construir uma Estação de Tratamento de Água (ETA) no Bairro Santa Maria da Codipi, para abastecer toda a região, bem como um reservatório de concreto no próprio conjunto Jacinta Andrade.

O Ministério Público Estadual irá acompanhar rotineiramente o andamentos de denominadas obras, estando disponível para receber possíveis reclamações. O PROCON é situado na Rua Álvaro Mendes, nº 2294, Centro, Teresina-PI, telefone (86) 3216-4550.