altA Promotora de Justiça Marlúcia Evaristo representou o Ministério Público Estadual durante audiência realizada na Câmara Municipal de Teresina, na qual se discutiu o trânsito da cidade em vários aspectos. A promotora é membro da Comissão Intersetorial de Trânsito, posição que assumiu depois de ter sido indicada pela Procuradora-Geral de Justiça, Zélia Saraiva Lima. Marlúcia Evaristo coordenou as atividades da campanha “O Ministério Público pela paz no trânsito e em defesa da vida”, que foi reconhecida como boa prática a ser replicada em todo o país.

Durante a audiência, a representante do Ministério Público apresentou várias sugestões, principalmente no que se refere à mobilidade urbana. Para ela, a promoção de acessibilidade nas calçadas deve evitar os acidentes com pedestres. Ela também propôs a unificação dos dados estatísticos produzidos por diversos órgãos e entidades –  STRANS, DETRAN, HUT, Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, CIPTRAN, Secretaria de Segurança Pública, Secretarias Estadual e Municipais de Saúde, dentre outros – para facilitar a análise dos problemas no trânsito e possibilitar a elaboração de estratégias específicas.

A Promotora de Justiça lembrou que são indispensáveis a intensificação da educação para o trânsito e o fortalecimento dos mecanismos de fiscalização.

Foi discutida ainda a situação dos transportes coletivos, e apresentadas alternativas para o desafogamento do trânsito na capital.